1. Verifique se o computador possui os requisitos necessários para instalação

Antes de tudo, é necessário confirmar se o seu PC possui os atributos mínimos para a instalação do Windows 11, como memória RAM de 4 GB, armazenamento de 64 GB, módulo de segurança TPM 2.0, entre outros requisitos. Para testar a compatibilidade dos dispositivos, a Microsoft criou a ferramenta Windows PC Health Check, um aplicativo que verifica automaticamente todos os componentes de hardware e emite uma mensagem que diz se o PC é compatível com o Windows 11.

Como preparar o PC para receber o Windows 11? Veja checklist

Caso o novo sistema seja suportado, o usuário receberá uma mensagem alertando que o computador atende a todos os requisitos de sistema para o Windows 11 e que ele será notificado quando a atualização estiver disponível. Caso o sistema não seja compatível com o computador, será exibida uma mensagem explicando o motivo, e o usuário continuará recebendo atualizações para o Windows 10.

2. Verifique os softwares instalados

Também é importante verificar os softwares instalados no computador. Embora o upgrade para o Windows 11 não deva interferir nos aplicativos do PC, é importante saber como baixar os programas novamente e reinstalar os pacotes de software mais indispensáveis, se houver problemas no upgrade.

Para verificar o que está instalado no sistema, basta clicar em "Aplicativos", no painel principal de "Configurações" do Windows. Você pode classificar os programas com base no tamanho do arquivo e na data de instalação, por exemplo.
Caso haja algum programa fora de uso e que ocupe muito espaço no seu computador, é válido excluí-lo do sistema. Quanto mais espaço houver para instalar o Windows 11, melhor.

Como preparar o PC para receber o Windows 11? Veja checklist

3. Configure a sua conta da Microsoft para transferir arquivos e favoritos

Para transferir arquivos e favoritos diretamente pela conta da Microsoft, o usuário deve instalar o aplicativo de sincronização do OneDrive no PC e inserir credenciais de login e senha. Caso não tenha uma conta da Microsoft, basta cadastrar-se usando um endereço de e-mail. O registro é grátis, e o usuário ganha 5 GB de armazenamento no OneDrive.

Como preparar o PC para receber o Windows 11? Veja checklist

Feito isso, os arquivos e dados serão sincronizados na nuvem, eliminando a necessidade de baixá-los novamente. Além de servir como backup, a ação economiza espaço no disco rígido do PC e deixa os arquivos e fotos facilmente acessíveis a partir de qualquer um dos seus dispositivos.

4. Faça backup

Por padrão, seus arquivos e dados serão sincronizados e transferidos para o novo sistema. Porém, é recomendado que o usuário faça backup dos documentos antes de instalar o Windows 11. Para isso, o usuário pode recorrer à função "Histórico de Arquivos" do Windows 10. Basta acessar as configurações do sistema, selecionar "Atualização e Segurança" e, por fim, "Backup". Em seguida, escolha uma unidade externa para armazenar os arquivos.

5. Conecte o PC a uma boa fonte de energia

Durante a atualização para o novo sistema, é recomendado que o dispositivo permaneça conectado a uma boa fonte de energia, preferencialmente, um no-break. Caso não seja possível, certifique-se que o procedimento está sendo realizado em um momento em que há poucos riscos de faltar energia em sua região, da conexão com a Internet cair ou até mesmo de a bateria do notebook acabar.

Como preparar o PC para receber o Windows 11? Veja checklist

Além disso, vale mencionar que uma fonte de má qualidade pode promover a queima de componentes, diminuição da vida útil das peças, aquecimento, congelamentos e travamentos. Uma fonte boa, por sua vez, mantém a estabilidade do computador, não aquece o dispositivo, emite poucos ruídos e minimiza o consumo de energia.

6. Informe-se sobre os novos recursos do Windows 11

O Windows 11 traz diversos destaques. Antes de fazer a migração, é interessante se informar sobre os recursos do novo sistema, para se ambientar às novidades. Além de mudanças no visual, o software terá suporte aos aplicativos do Android, um novo painel de widgets e integração aprofundada com o Microsoft Teams, para aumentar a produtividade das tarefas profissionais.

Como preparar o PC para receber o Windows 11? Veja checklist

O Windows 11 também virá com novidades para o público gamer, incluindo o recurso HDR automático, usado para realçar gráficos de jogos, e a tecnologia DirectStorage, para carregamentos mais rápidos via SSD.

 

fonte: techtudo

https://www.techtudo.com.br/listas/2021/09/como-preparar-o-pc-para-receber-o-windows-11-veja-checklist.ghtml